domingo, 16 de março de 2014

GAMES COMO FATOR DE PROMOÇÃO TURÍSTICA: O CASO DO BRASIL QUEST, DA EMBRATUR.





BRASIL QUEST (MOBILE GAME)



Lançamento do Game em Nova York

No dia 23 de Março de 2012, a Embratur lançou na Times Square, em Nova York, um  App (game) para celular com o objetivo de ajudar potenciais visitantes a se familiarizarem com as 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil.


O Lançamento do game ocorreu às 17hs da tarde na esquina noroeste das ruas 45 e Broadway. Nova-iorquinos que passavam pelas ruas eram chamados a conhecer e jogar o Brasil Quest. Os três melhores jogadores ganharam uma viagem de 7 dias com acompanhante para o Brasil.



Sobre a Embratur

A Embratur é uma autarquia do Governo Federal responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos do Brasil no exterior. Seu objetivo é transmitir valores, conceitos e informações turísticas do Brasil com o intuito de incentivar a vinda de estrangeiros para o país.

A principal aposta da Embratur é a cultura brasileira como o diferencial no mercado turístico internacional. A proposta é ampliar o conhecimento do mundo acerca da cultura brasileira, abrangendo o modo de viver, os museus, os filmes, as peças teatrais, a literatura, as festas, as músicas que celebram brasilidade.



Sobre o Game Brasil Quest

Inserindo o usuário dentro do universo brasileiro, por meio de trilhas sonoras únicas, ilustrações e ambientação de cenários brasileiros, a Embratur criou um game mobile para Android, iPhone e Ipad, em que o público-alvo tem o contato com nossa cultura de maneira lúdica e divertida.

O conceito de felicidade brasileira foi levado para o game, com a história de um personagem, o Yep, que vivia em um planeta distante, frio e triste e que de repente viu-se diante da oportunidade de conhecer um universo totalmente diferente, cheio de cor e alegria: as terras brasileiras.


Uma vez aqui no Brasil, o personagem principal, o Yep, deixa de ser cinza, absorve muita “alegria” e se torna amarelo. Ele começa a passear pelas ruas das cidades-sedes, pulando obstáculos e ganhando vidas.
Percorrendo as 12 cidades-sede da copa de 2014, Yep tem como objetivo capturar o máximo de "orbs" da felicidade. À medida que ele captura as peças, vai ganhando cor e vida.




Os pontos obtidos pelo Yep podem ser utilizados na compra de souvenirs.  O “passeio” pelas cidades pode ser selecionado antes de começar a jogar. Se o usuário clicar em “city facts” ele também pode obter informações sobre as atrações turísticas da cidade.


Com ilustrações bem trabalhadas e trilhas sonoras pensadas para cada cidade, o jogador terá a oportunidade de conhecer um pouco da cultura de cada região de um país tão diverso e único. Não foi criado apenas um game de turismo, foi criada uma experiência de contato com o país.

 O Brasil Quest foi criado para diversificar as formas de promoção turística internacional. O Instituto busca dar uma atenção especial para os meios digitais que cada vez mais são as principais fontes de informação para os turistas estrangeiros. Em 2012, 36% dos turistas que vieram ao Brasil buscaram informações na internet”, avalia  Walter Vasconcellos, diretor de Marketing da Embratur.


Novidades do Jogo

Desde outubro de 2013, o game Brasil Quest está disponível na página promocional da Embratur no Facebook, o Visit Brasil, em inglês. Até então, só era possível acessar a plataforma por meio dos aplicativos para os aparelhos com os sistemas da Apple (iOS) e do Android.





Outra novidade, é que a Embratur fará um ranking com os melhores jogadores. As pessoas que mais pontuarem em cada uma das cidades-sedes (que são as fases), ganharão um boneco do aventureiro Yep, protagonista do game.  Os jogadores poderão também acumular os pontos das partidas jogadas tanto no facebook quanto nos aplicativos para smartphones e tablets. “As duas versões são integradas, então as pontuações serão sempre somadas. O principal objetivo do app para Facebook é estimular o download para o celular”, explica o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos. 

Desde que foi lançado, em março de 2012, mais de 15 mil usuários fizeram download do jogo. Na versão para a rede social, os britânicos e os norte-americanos são os que estão mais plugados no alienígena Yep, representando 65% dos usuários.



Fontes:

Blog Aquarela 2020 (Link: http://aquarela2020.wordpress.com/

Canal da Embratur no Youtube (Link: https://www.youtube.com/user/visitbrasil/featured)

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