sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FOTOGRAFIA DIGITAL E PROMOÇÃO TURÍSTICA: O USO DO INSTAGRAM PELO MINISTÉRIO DO TURISMO.







O Instagram é um aplicativo e rede social que conquistou seu espaço no mundo virtual. É destaque quando se fala em fotografia instantânea e móvel. O Instagram foi a primeira rede social lançada unicamente para aplicativos mobile.

Em fevereiro de 2013, o Instagram alcançou a marca de 100 milhões de utilizadores no mundo!

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo brasileiro Mike Kriegor e pelo americano Kevin Systrom em outubro de 2010. Em abril de 2012 o Facebook adquiriu o Instagram por 1 bilhão de dólares.

O Instagram é compatível com outras redes sociais, tais como o Twitter, Foursquare, Tumblr e Posterous.  Recentemente,  teve o seu conteúdo expandido para notebooks por meio do sistema operacional Windows.

De olho nesse mercado ‘Mobile Social Media’, o Ministério do Turismo do Brasil criou um perfil no Instagram em janeiro de 2012. Diariamente, são publicadas fotos de pontos turísticos, cidades, destinos, eventos e de ícones da história, cultura e gastronomia do país. 

O perfil do Ministério do Turismo também divulga as belezas do Brasil com a ajuda de seus seguidores, que usam a tag #mtur em suas fotos e compartilham imagens de todas as regiões do país.



@mturismo.


Essa rede colaborativa de fotos Instagram do MTur conta com mais quatro mil seguidores, mais de 1.700 fotos publicadas, sendo muitas delas inseridas por usuários.

De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional de 2012, cerca de 1,87 milhões de turistas que visitaram o Brasil em 2012 utilizaram a Internet para buscar informações sobre os destinos e até comprar pacotes turísticos. O Brasil possui 102,3 milhões de internautas, sendo que 75% deles fazem parte de redes sociais.


“O turista usa a rede para pesquisar a experiência dos outros viajantes. Está conectado à Internet e consulta as mídias sociais em tempo real”, disse a coordenadora de redes sociais do Ministério do Turismo, Tatiana Lobão.


Clique nas imagens para ampliá-las!!


Ruínas de Alcântara, no Maranhão.

Centro Histórico de João Pessoa, PB.



Morro da Urca, Rio de Janeiro.


Belém, PA.



É muito interessante ler os comentários dos usuários. São pessoas do mundo inteiro que visualizam os posts da rede social e compartilham fotos, sugestões e ideias sobre as cidades e locais.




Nenhum comentário: