sábado, 28 de setembro de 2013

REDES SOCIAIS E HOTELARIA: CASOS DE SUCESSO

O fato é que nos dias atuais há mais facilidade para divulgar os produtos e serviços de qualquer ramo de atuação. Além dos próprios websites das hospedagens, outra maneira de divulgação de produtos e serviços é através das redes sociais.

No Brasil, a rede social de maior sucesso é o Facebook. Esta ferramenta se tornou algo indispensável na vida dos internautas brasileiros.

Por isso, para os que visam atingir um público internacional, a ferramenta Facebook é a mais indicada. Esta página de relacionamentos possui inúmeras funções interativas, o que gera visibilidade entre os internautas. É possível postar inúmeras fotos, elaborar textos e desenvolver um perfil elaborado de seu empreendimento, além de divulgá-lo em toda rede.

A maioria dos hoteleiros já sabe que o Facebook pode ser uma ferramenta muito valiosa para incrementar as vendas do hotel, porém, apenas uma parcela muito pequena consegue transformar seus esforços nas redes sociais em vendas diretas para o hotel.

Hoje em dia, os turistas, sejam eles de lazer ou negócios, formam uma enorme comunidade no espaço virtual, muito unida, que se ajuda mutuamente através das redes sociais e são formadores de opinião.


Uma pergunta: quando foi a ultima vez que você reservou um hotel, ao qual você nunca esteve antes, sem antes consultar o que dizem outros usuários?


Case de Sucesso: SHERATON HOTEL

Site de comunidade do Hotel Sheraton.


A famosa e tradicional rede Sheraton possui mais de 400 hotéis e está presente em todos os continentes há mais de 70 anos e usa como slogan um princípio muito aplicável às redes sociais: “A vida é melhor quando compartilhada”. Foi neste espírito que a empresa criou uma comunidade em que seus clientes compartilham experiências passadas em hotéis da rede, falando sobre suas condições, atendimento e diferenciais que levaram a Sheraton a fazer sua viagem melhor e que se torna peça central da estratégia de engajamento online da empresa.

As redes sociais se tornaram um canal promissor para diversos segmentos da economia, principalmente para a venda de produtos no varejo e serviços como no caso da hotelaria e turismo. Além disso, as redes sociais impulsionaram o avanço deste novo canal de vendas, criando um novo perfil de consumidor, disposto a comprar pela internet e aproveitar todas as facilidades e vantagens que esse novo canal oferece de forma interativa, ágil e eficiente.

Segundo pesquisa divulgada recentemente pela rede de relacionamento Facebook, atualmente existem no total 1 bilhão de usuários desta rede no mundo, sendo que 37 milhões são brasileiros, e cerca de 51% deles utilizam-no mais de uma vez por dia.  Outro dado importante é que somos o quarto País do mundo em números de usuários no Facebook, ficando somente atrás dos Estados Unidos, com 157 milhões, Indonésia com 41,7 milhões e a Índia com 41,3 milhões.

A PERGUNTA QUE FICA: Já pensou em quantas oportunidades as redes de hotéis estão perdendo por não disponibilizar os atrativos de seus hotéis e as reservas on-line nas redes sociais como facebook, twitter ou nos blogs corporativos?

Muitas redes hoteleiras nacionais e internacionais, atentas a esta evolução, têm investido milhões de reais em marketing digital para “abocanhar” esta fatia do mercado. As ferramentas mais utilizadas por estes hotéis nas redes sociais são fan pages, sites de reservas online no Facebook, blog corporativos e em campanhas promocionais no microblog Twitter ou no Facebook para “seguirem” ou “curtirem” as respectivas páginas. Segundo Martha Gabriel, autora especialista em Marketing Digital, as redes sociais são poderosas plataformas estratégicas de Marketing e podem ser usadas em benefício do relacionamento social. A essência das redes é a comunicação, e as tecnologias são elementos catalisadores que facilitam interações e o compartilhamento de informações. (Livro: MARKETING DIGITAL, pág. 194).

OUTRA PERGUNTA: Você tem ainda  alguma dúvida de que as redes sociais são o novo nicho de vendas do segmento? 


CONFIRA ABAIXO TRÊS CASOS DE SUCESSO DO USO DE REDES SOCIAIS EM HOTELARIA NO BRASIL.


LEIAM TODOS OS CASOS E VEJAM COMO FUNCIONA!!

1º EXEMPLO:




https://www.facebook.com/atlanticabrasil?fref=ts


A rede de Hotéis ATLANTICA HOTELS usa o Facebook como interface direta com o hóspede, sem que a operação tenha de ser redirecionada ao site oficial da empresa.  De acordo com a Supervisora de web marketing da Rede, Rosangela Silva, “outra vantagem, é que o hóspede poderá manter sua navegação pelo Facebook normalmente, após a operação de reserva. E, como toda operação será dentro do Facebook, será possível mensurar o potencial deste canal de vendas”, destaca a supervisora. Outro destaque são as promoções. Nesta rede, os hóspedes encontrarão promoções especiais, principalmente para os finais de semana. “Se queremos aproveitar o dinamismo do Facebook, precisamos ser igualmente dinâmicos e oferecer novidades frequentes, afinal, estamos falando de um público com forte poder de decisão e de compra”, avalia Rosangela.


2º EXEMPLO:




A INTERCITY HOTÉIS INTELIGENTES é outra rede hoteleira que vem apostando alto nas redes sociais como canal de venda de reservas e para estreitar seus relacionamentos com os clientes. Segundo o Gerente de Marketing da Rede, Marcelo Marinho, “o objetivo da nossa empresa é nos aproximar do nosso hóspede, fornecendo conteúdo relevante e gerando sinergia entre nossos públicos. Serve também como um canal de troca e comunicação aberto e democrático. Se alguma venda vier deste canal será ótimo, mas este não é nosso foco principal. Utilizamos estes meios para divulgar nossas promoções e tarifas - até porque nosso público quer ter esta informação em primeira mão, mas nosso foco nas mídias sociais está voltado ao relacionamento, portanto ainda não as encaramos como um canal de venda efetivo”, afirma o gerente.


3º EXEMPLO:




Com o objetivo de proporcionar mais praticidade aos clientes conectados às redes sociais, a rede MABU HOTÉIS & RESORTS também investe nas redes sociais e oferece um aplicativo para reservas online no Facebook. Para o Superintendente da Rede, Alberto Asseis, “as redes sociais sem dúvida alguma agrega tanto vendas e relacionamento estreitar o contato informal com o cliente e, consequentemente, aproveitamos o canal para divulgar e vender. As campanhas são realizadas mensalmente. Divulgamos nossos serviços, novidades e promoções. Além disso, fazemos campanhas para presentear nossos seguidores, entregando prêmios como convites de teatro, diárias e almoços. Estas campanhas também ajudam na divulgação da marca e a comunicação fica mais dinâmica. A mensuração dos resultados é através de um sistema online que mensura tanto o número de acessos quanto à efetivação da compra”, explica Asseis. 


EM DESTAQUE:

O site TRIP ADVISOR é o maior site de viagens do mundo, certo? São mais de 400 milhões de usuários no mundo inteiro. E todo ano, são feitas eleições pelos internautas para a escolha dos melhores destinos e lugares para viajar e se hospedar. No ano de 2013, os melhores hotéis escolhidos foram estes: 


O que queremos chamar a atenção de vocês é que todos os melhores hotéis possuem site no Facebook, embora esse quesito de vendas e de relacionamento não tenha sido um fator decisivo na eleição dos internautas.

O fato é o seguinte: AS REDES DE HOTÉIS NÃO PODEM DEIXAR DE CRIAR E PARTICIPAR DAS REDES SOCIAIS. ISSO É UM FATOR DE FUNDAMENTAL SUCESSO PARA AS EMPRESAS. TRATA-SE DE UM SEGMENTO DE TRABALHO PARA NÓS, PROFISSIONAIS DO TURISMO!!!

VOCÊS CONHECEM OUTROS CASOS DE SUCESSO COMO ESTES? COMPARTILHEM CONOSCO ESSAS INFORMAÇÕES!! 

Abraços!


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